
- dezembro 12, 2023
- Por:CKZ Diversidade
- in: Diversidade, Inclusão
A primeira informação importante sobre os vieses é que todas as pessoas têm vieses inconscientes. Eles são baseados nos preconceitos, crenças culturais e estereótipos que formam uma barreira invisível e poderosa que dificulta o avanço da diversidade e inclusão.
A segunda informação relevante é ressaltar que existem duas categorias de viés: o primeiro é o inconsciente que também é chamado de viés implícito, e o segundo tipo é o viés explícito. Como o nome diz, os vieses inconscientes estão dentro da nossa mente, mas não sabemos, e consequentemente, vivemos alheios aos prejuízos que eles trazem, portanto, ele não é intencional, mas leva a desigualdade, falta de oportunidade e dificuldade de inclusão no mercado de trabalho.
Já o viés explícito é intencional, portanto, leva a discriminação e exclusão clara. Como já ouvimos, ao longo destes nossos 12 anos trabalhando com diversidade e inclusão, clientes nos falarem claramente que não queriam contratar pessoas com deficiência ou pessoas negras por exemplo, este viés é o explícito, ou seja, bem consciente.
A terceira informação e talvez a mais importante, é que eles podem ser vencidos. A partir do momento que trazemos esses vieses para o nosso consciente, podemos começar a traçar um plano estratégico para combater e mitigar esses vieses em nós, e nas pessoas ao nosso redor. Esta ação exige um esforço consciente e comprometimento.
Assista a esses vídeos do canal da CKZ Diversidade no YouTube, com a especialista no tema Cristina Kerr.
Através deles, você vai conhecer mais sobre preconceitos, estereótipos, viés inconsciente e a diferença entre cada um deles. E também saber quais são os 5 tipos de vieses inconscientes que podem influenciar negativamente líderes e gestores no seu dia a dia e nos momentos de decisão.
Para conhecer mais sobre os seus vieses inconscientes, convidamos você a realizar um teste de associação implícita no link: https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil. Você pode escolher diversas categorias: gênero, raça, idade, sexualidade, peso, países entre outros. Este teste foi desenvolvido pelos pesquisadores Greenwald, Mcghee e Schwartz, e ele tem como propósito medir o nível do seu viés implícito/inconsciente.
Gostamos muito de um texto de uma das maiores referências no tema, a professora de psicologia da Universidade de Harvard, Mahzarin Banaji que diz: “Nós preferimos acreditar que somos pessoas sem preconceitos, mas as pesquisas mostram o contrário. Esta é uma constatação desconfortável para a maioria de nós. O primeiro passo para derrotar nossos preconceitos inconscientes é ser honesto conosco sobre como realmente nos sentimos em relação aos outros grupos. Ter um viés não é o fim do mundo, a única vergonha é se você não fizer nenhum esforço para melhorar.”