Mentoria para Mulheres, Grupos Minorizados e Reversa (gerações)

Descrição dos programas de mentoria

Uma estratégia importante para acelerar a equidade de gênero e a ascensão das pessoas dos grupos minorizados é a mentoria, através da orientação e do sponsor, especialmente por pessoas em cargos de liderança, homens e mulheres.

Mentoria para mulheres, grupos minoritários e reversa

Tanto os mentores(as) quanto os patrocinadores(as), são essenciais para ajudar as mulheres em cargos de média gestão (coordenadoras, supervisoras e gerentes) a ganhar a perspectiva e as conexões de que precisam para assumir papéis maiores e avançar em suas carreiras.

A CKZ Diversidade é expert em diversidade e inclusão. Foi pioneira na criação do Fórum Mulheres em Destaque, lançado em 2010, quando pouco se falava sobre diversidade no Brasil. Nós da CKZ estamos trabalhando duro em prol do avanço da diversidade e inclusão em inúmeras corporações dentro do Brasil e também no exterior.

Parte do público-alvo da CKZ é composto pelas mulheres, que tem pouca representatividade em cargos de liderança, pessoas negras, pessoas com deficiência e pessoas LGBTI+, chamado de grupos minorizados, por terem baixa representação nas corporações, e pessoas maduras, que sofrem com o etarismo (preconceito contra pessoas mais velhas).

Pensando nas necessidades desses diversos profissionais que buscam alavancar suas carreiras dentro do mercado de trabalho, a CKZ Diversidade oferece um programa de mentoria completo, com foco no desenvolvimento e capacitação profissional e fortalecimento da autoestima. Esse programa de mentoria consiste nesses cinco passos:

  • 1º PASSO – Elaboração e análise dos questionários de afinidades e do teste comportamental para facilitação do match entre as duplas;
  • 2º PASSO – Preparação de Mentores(as) para apresentar o conteúdo das Sessões e das ferramentas a serem aplicadas;
  • 3º PASSO – Preparação das(os) mentoradas(os);
  • 4º PASSO – Acompanhamento do andamento do programa, conhecendo os desafios e auxiliando no aconselhamento;
  • 5º PASSO – Encontro final entre o grupo para a troca entre as duplas;
  • 6º PASSO – Aplicação do questionário de mensuração do resultado do impacto do programa.

Após o processo de mentoria, o(a) mentor(a) criará uma confiança e um compromisso tão grande com a mentorada(o) que dará o próximo passo que é ser sponsor daquela pessoa.

Qual é a diferença entre Mentor(a) x Patrocinador(a)?

Mentoria

Os(as) mentores(as) aconselham, fortalecem a autoestima identificando os pontos fortes da mentorada(o), o que ela/ele faz excepcionalmente bem e o que a(o) diferencia das outras pessoas. Também ajudam a construir uma visão de carreira e sugerem formas de expandir o networking.

Já os(as) sponsors atuam como holofotes, dando destaque e criando oportunidades e reconhecimento dentro da empresa. Eles(as) advogam a favor da mentorada(o), dando visibilidade, indicando e defendendo posições para ela/ele, através de conexões ativas de networking.

Resumindo esta diferença por um estudo da Harvard Business Review: “Enquanto um(a) mentor(a) é alguém que tem conhecimento e irá compartilhá-lo com você, um(a) patrocinador(a) é uma pessoa que tem poder e o usará para ajudar você”.