Coaching em Grupo para Liderança Feminina

Descrição do Coaching em grupo para liderança feminina

Coaching em grupo para liderança feminina

Há 5 anos a CKZ Diversidade desenhou o programa de Coaching em Grupo para Liderança Feminina, com o objetivo de preparar e capacitar as mulheres mapeadas como top talent, acelerando o desenvolvimento delas e encurtando o caminho para as posições de gestão e de liderança nas corporações.

O Programa de coaching em grupo impacta de forma positiva a carreira das mulheres, aumentando sua autoestima, autoconhecimento e autoconsciência, além de ter um efeito positivo e significativo na mudança comportamental da coachee, melhorando suas habilidades de liderança, fortalecendo sua projeção no trabalho e desenvolvendo habilidades e confiança.

As sessões foram estruturadas para atuar no nível individual e coletivo. No individual o foco é o desenvolvimento do pensamento, reflexão, análise, autoconhecimento e prática. Cada uma delas recebe uma apostila com uma ficha de autoconhecimento e diversos exercícios como Roda da Competência e Teste Comportamental, que serão preenchidos até o final das sessões.

No nível coletivo, o objetivo é de gerar conexão entre o grupo, estimulando a troca de experiências entre elas e o senso de pertencimento. O entendimento de que “ela não está sozinha” e que seus sentimentos e pensamentos como líder feminina são compartilhados pelas demais participantes, fortalecendo ainda mais as coachees.

O programa é realizado em 5 encontros de 3 horas cada, focados no desenvolvimento da identidade própria e pessoal delas, habilidade relacional e aprendizagem transformacional. Além da tarefa individual, cada coachee tem uma atividade para realizar com seu time para a próxima sessão, assim ela coloca em prática os temas tratados nas sessões.

Depoimentos:

Algumas das participantes do nosso Coaching em grupo para liderança feminina, deram estes depoimentos em vídeo. Assim você pode ter também uma visão de quem participou, assista!

Porque é tão importante falar sobre Fortalecimento (Empoderamento) Feminino?

Empoderamento quer dizer fortalecer as competências e os comportamentos das mulheres, fazer com que elas acreditem que elas podem sim, apesar de ter poucos exemplos, chegar em cargos de gestão e de liderança.

Muitas mulheres não sentem que são merecedoras dos cargos de gestão e liderança, é como se elas não fossem “autorizadas a estarem ali”. Isto não quer dizer que elas são menos qualificadas, comprometidas ou ambiciosas para ocuparem estes cargos. Isto significa que a cultura corporativa ainda está inundada de vieses de gênero, entre eles os de desempenho, maternidade, percepção, afinidade entre outros, que dificultam a chegada das mulheres aos cargos mais altos nas empresas.

A falta de representação de mulheres em cargos de liderança e gestão teve um impacto negativo tanto no nível financeiro quanto no desempenho organizacional das empresas (Vinnicombe, 2015).

Segundo estudo da Bain & Company, mulheres no Brasil ocupam apenas 3% de cargos de liderança. Esse cenário é desesperador, e precisa ser mudado o mais rápido possível, de modo que o Coaching para Liderança Feminina se torna uma ferramenta poderosa em prol da capacitação das mulheres, para que cada vez mais tenhamos um ambiente de liderança corporativo repleto de mulheres competentes.

Um estudo da FGV, detectou que as mulheres representam apenas 7,8% dos cargos de liderança, que são relativos a cargos de diretoria e C-level, CFO, CEO entre outros. E nos conselhos de administração temos menos de 8% de mulheres. Estes números mostram a necessidade e a importância de falarmos sobre fortalecimento (empoderamento) feminino.