Treinamento de Viés Inconsciente para Diversidade & Inclusão

Descrição do Treinamento de viés inconsciente

Vamos entender como as crenças, preconceitos e estereótipos formam os vieses inconscientes e como eles impactam a tomada de decisão.

  • O que acontece com nosso cérebro diante de uma pessoa diversa?
  • Quais são os tipos de vieses que mais impactam a diversidade e a inclusão?
  • Como funciona o mecanismo cerebral e como esta informação impacta a produtividade?
  • Nossa tomada de decisão é consciente ou inconsciente?
  • Por que classificamos as pessoas?
Treinamento de viés inconsciente para diversidade & inclusão

Treinamento de Viés Inconsciente

Todos nós somos preconceituosos e temos diversos vieses inconscientes!

Agora vamos entender como eles impactam a nossa vida pessoal e profissional e também como influenciam as nossas crenças.

Estereótipos são generalizações que as pessoas fazem sobre as características ou comportamentos de grupos sociais. Eles podem ser negativos e positivos. Já preconceito é uma opinião ou sentimento hostil formado antes de um conhecimento ou de uma experiência adequada.

DEPOIMENTO:

“Obrigado pelo seu apoio e engajamento! Seguiremos firmes em nossa jornada para transformar a Elanco em uma das melhores empresas para TODOS trabalharem!”

Carlos Alberto Kuada
Vice President Latin America
Elanco

Vamos ver alguns exemplos de frases de estereótipos que estão associados ao preconceito:

  •  “Meninos são fortes e não podem chorar. Só as Meninas choram.”
  • “Lugar de mulher é na cozinha”
  • “Isto é coisa de mulherzinha”
  • “Não tenho nada contra gays, mas não na minha família não”
  • “Ele é gay mas nem parece, ele se veste igual a todo mundo”
  • “Você parece uma bichinha”
  • “Isso é coisa de baiano”
  • “Você tem sorte de ser negro, nem precisa estudar para passar no vestibular”
  • “Você é tão linda, nem parece negra”
  • “Ele é cego, como consegue trabalhar?”

Todas estas frases estão carregadas de preconceitos e muitas delas são levadas para o ambiente de trabalho e impactam negativamente a diversidade.

Os Vieses Inconscientes são baseados nas nossas preferências, não intencionais.

Nosso cérebro tem que lidar com milhares de informações por segundo, e para que consiga dar conta, ele procura por padrões que considera mais importantes e cria atalhos para reconhecê-los, como um piloto automático.

No entanto, esses atalhos têm uma desvantagem, eles são tendenciosos, pois são adquiridos ao longo da nossa história de vida e dos nossos aprendizados. Esta vivência forma as nossas crenças, e é este sistema de crenças que define e afeta o nosso comportamento.

Por isto, preferimos as pessoas que se parecem conosco pois criamos uma rápida conexão. No entanto temos uma forte tendência a nos afastar das pessoas que são diferentes da gente ou com as quais criamos um preconceito inconsciente.

DEPOIMENTO:

“Que bom ter tido a oportunidade de tê-la a bordo Cris!! Para cada um de nós, RH, foi uma maravilha dividir contigo esses momentos, aprendendo e discutindo um assunto que nos é tão importante e prioritário. Somos e seremos o que queremos ser, e você faz e fará parte dessa história em construção. Valeu demais!!!”

Cesar Bueno
Corporate Director of People, Management and Innovation
USIMINAS

DEPOIMENTO:

“Cristina faço coro com meus sócios em agradecer sua disposição e paciência
com o grupo e, além disso, louvar a abordagem ampla e multidisciplinar para recolocar o tema da inclusão. Não há dúvidas de que temos, hoje, mais capacidade de aprofundar nossas políticas inclusivas. Muito obrigado!”

Eduardo Ramires
Sócio
Manesco, Ramires, Perez, Azevedo, Marques, Sociedade de Advogados

Você sabia que o seu inconsciente toma a maioria das suas decisões?

Graças ao avanço das tecnologias e das pesquisas da neurociência, hoje temos maior clareza de como nosso cérebro trabalha.

O doutor Leonard Mlodinow, que é físico e professor no Instituto de Tecnologia da Califórnia nos traz diversos dados de como o inconsciente domina a maioria das nossas decisões, atitudes e comportamento.

Nosso cérebro vai categorizando e criando nossas preferências por grupos, e estas preferências ficam escondidas no inconsciente, e vão influenciando nossas ações. E sem que a gente perceba, vamos dando vantagens ou desvantagens para determinados grupos.

Comece a fazer algumas observações das suas atitudes e comportamentos. Talvez você não esteja percebendo algumas delas.

Lembre-se das últimas situações de entrevista e contratação e veja quais foram os seus pensamentos inconscientes:

DEPOIMENTO:

“Cristina, quero lhe agradecer e parabenizar pelo excelente treinamento de Viés Inconsciente. Você conseguiu inspirar e motivar os 100 líderes mais influentes de nossa empresa a refletir sobre Diversidade e Inclusão, especialmente gerando excelentes discussões sobre o quanto ainda podemos fazer para tornar nossa organização (e o mundo em que vivemos) mais justo e equilibrado. Dessa forma, você nos ajudou a construir uma equipe ainda mais engajada, com líderes alinhados em torno de um propósito e motivados a se tornarem agentes da mudança. Com sua ajuda, vamos mudar a Merck, e contribuir para mudarmos o Brasil e o mundo.”

Guilherme Maradei
Presidente
Merck Brasil

Situação 1: Na short list tinha um homem e uma mulher com a mesma competência para você escolher. No momento da decisão, se você escolheu o homem, lembre quais foram os seus questionamentos: ele deve estar mais preparado? Este cargo sempre foi ocupado por um homem? Vou me dar melhor com ele?

Situação 2: O time do RH enviou uma pessoa para você entrevistar. De repente você percebe que a pessoa tem uma deficiência. No momento da entrevista você pensou: Eu pedi uma pessoa normal e não um PcD? Nunca trabalhei com PcD. Não quero pessoas sem competência na minha área. Você deu a mesma atenção para o candidato(a) PcD que para os demais candidatos (as)?

Situação 3: Você recebeu alguns currículos sensacionais, mas eles não tinham foto ou identificação de gênero e raça (o CV às cegas). Você escolheu o que achava melhor entre eles, e de repente entra na sua sala para a entrevista uma pessoa negra. Quais foram os seus pensamentos neste momento? Alguma coisa não está certa? Nossa… eu tinha certeza que seria uma pessoa branca?

Estas simples avaliações trarão insights e você poderá perceber se está dando vantagens ou desvantagens para determinados grupos.

Você precisa entender como desconstruir estas imagens mentais relacionadas aos grupos e pessoas que você criou na sua mente.

Cérebro Inconsciente