Censo De Diversidade & Inclusão

Descrição do Censo de Diversidade & Inclusão

Desenvolver um Censo de Diversidade para o mapeamento dos colaboradores

  • ETAPA 1 – Elaboração do questionário que incluirá dados e perguntas relacionadas a D&I;
  • ETAPA 2 – Envio do questionário para ser encaminhado via intranet ou survey monkey para os(as) colaboradores(as);
  • ETAPA 3 – Tabulação dos dados;
  • ETAPA 4 – Análise e um diagnóstico qualitativo e quantitativo sobre o perfil da diversidade;
  • ETAPA 5 – Apresentação dos resultados e sugestão dos próximos passos.
Censo de diversidade & inclusão
empoderamento feminino - diversidade

Censo de Diversidade & Inclusão

O grande diferencial da diversidade está na pluralidade de talentos, de competências, de ideias e de vivências adquiridas durante a carreira de cada indivíduo. Afinal, ninguém é igual a ninguém, e é exatamente nesta diferença que está a grande riqueza da diversidade.

Um ambiente inclusivo cria um forte engajamento entre você e a sua equipe, proporcionando um novo olhar e criando uma cultura inclusiva. A diversidade combinada com a inclusão é o grande impulsionador para a inovação, que trará valor para as empresas.

Para começar a trabalhar a diversidade, é fundamental realizar um censo de diversidade & inclusão, para entender o perfil dos seus profissionais.

Vamos dar algumas dicas para você começar a fazer um levantamento:

Passo 1: Faça uma planilha por nível hierárquico, compreendendo todos os pilares da diversidade: gênero, raça e etnia, LGBTI, geração e profissionais com deficiência.

Passo 2 – Depois de finalizar o mapeamento, vamos fazer algumas reflexões sobre a diversidade no seu pipeline corporativo:

  • O número de mulheres é alto na entrada e nos cargos de média gestão? No entanto eles diminuem consideravelmente nos cargos de alta liderança?
  • Em que cargos estão concentrados os homens e mulheres negras na empresa?
  • Você conseguiu identificar os profissionais LGBT? Ou será que as brincadeiras e piadinhas preconceituosas inibem os homossexuais a assumirem sua orientação sexual?
  • E os profissionais com deficiência, ocupam apenas os cargos de apoio?
  • Quantas mulheres compõem o Conselho Administrativo da sua empresa?

Este raio-x da diversidade e as reflexões que surgem, permitem que você possa avaliar e entender se a diversidade é uma realidade na empresa.

Dashboard de Diversidade & Inclusão

Como diz Peter Drucker: “O que pode ser medido pode ser melhorado”.

Nós da CKZ Diversidade, desenvolvemos o Dashboard diversidade e inclusão, que é uma ferramenta de gerenciamento de informações usada para rastrear os KPIs, métricas e ações afirmativas em relação a diversidade e inclusão.

Os gráficos simplificam conjuntos de dados complexos para fornecer ao time de D&I uma visão em tempo real do desempenho atual.

dashboard diversidade e inclusão