SORORIDADE

Em nossa cultura foi criada uma crença de que as mulheres são muito competitivas umas com as outras, além de não serem amigas verdadeiras de outras mulheres. De maneira sorrateira e infeliz, essa crença que está enraizado em nossa sociedade e dentro das corporações, tem um efeito devastador para as carreiras das mulheres, trazendo falta de cooperação e união, de modo que as mulheres deixam de apoiar umas às outras dentro da empresa. É necessário que essa crença seja desconstruída pois ela é mais um empecilho para a ascensão das mulheres dentro das corporações. 

Para que possamos começar a descontruir essa crença, é necessário o estudo de um conceito muito importante chamado sororidade. Caso você nunca tenha escutado o termo e vá ao dicionário atrás de sua definição, ficará desapontada, pois essa palavra não está lá.

No entanto, a origem da palavra sororidade vem de sóror no latim, que quer dizer irmã. Logo, o conceito de sororidade consiste na cooperação das mulheres entre si, como uma aliança ou irmandade, que visa a parceria e apoio mútuos para maior engajamento feminino e conquista da igualdade dentro das corporações. De quebra, a sororidade, quando aplicada de forma verdadeira, rompe com a crença criada pela nossa sociedade.

Há duas bases para a sororidade: empatia e companheirismo entre as mulheres. A empatia fará com que mudemos o olhar dessa “aparente’ rivalidade entre as mulheres pois nos identificaremos com todos os desafios e barreiras que estão pelo caminho: preconceito, baixa representação em cargos de liderança, machismo e inúmeros vieses inconscientes, que você já conhece por acompanhar o nosso blog.

O companheirismo é vital porque promove a união das mulheres em prol de um bem comum, que é o fim da cultura machista e o estabelecimento de uma cultura mais inclusiva nas empresas, e consequentemente, na sociedade. É por isso que as mulheres precisam estar juntas, isto é, segurar as mãos umas das outras, não deixando nenhuma delas para trás.

Agora, além da cooperação e empatia por parte das mulheres, é necessário que todas as pessoas adotem novos comportamentos para promover a sororidade em suas corporações e contextos sociais. Algumas dicas importantes são: em vez de julgar uma mulher com base em como ela se veste, o que já é errado, foque nas competências e habilidades profissionais que ela detém; não use, sob hipótese alguma, palavras e termos que possam difamar a imagem de qualquer mulher; não reitere os vieses inconscientes que estão associados às mulheres que são líderes por natureza, estão em posição de liderança ou almejam esses cargos.

Não use jamais as classificações estereotipadas como: “a gerente tal é muito mandona” ou “aquela nova funcionária é ambiciosa demais!”. Se fosse um homem, você usaria a mesma classificação? Pense nisso! Por fim, tenha atitudes que incentivam o sucesso e cooperação das mulheres, para que elas possam sempre apoiar mais e mais mulheres para o sucesso e apoio mútuos.

Assista ao vídeo do Canal da CKZ Diversidade no YouTube para entender um pouco mais sobre este assunto:

Dê voz para as mulheres, incentive a sororidade, e viva a sororidade. Unidas, todas as mulheres são mais fortes.

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