SEGURANÇA PSICOLÓGICA E O AMBIENTE DE TRABALHO

Uma pesquisa conduzida pelo instituto de análises globais Gallup de 2017 traz dados relevantes sobre as pessoas que fazem parte da força de trabalho das corporações. Além de relevantes, esses dados deveriam nos fazer pensar sobre como temos conduzido os nossos negócios, principalmente no que tange as relações interpessoais, com as pessoas que trabalham em nossas empresas.  Já escrevemos inúmeras vezes nesse blog sobre a importância de garantir que exista inclusão real para todas as pessoas dentro das empresas, um ambiente de segurança psicológica.

De acordo com a pesquisa do grupo Gallup, a cada 10 pessoas que compõem a força de trabalho nas empresas, 3 delas afirmam que suas opiniões e pontos de vista não são considerados relevantes, e tampouco levados em conta. Ou seja: quase 1/3 dos das pessoas estão menos engajadas e motivadas, além de não contribuírem com novas ideias para suas equipes. Além do prejuízo de cunho pessoal e profissional, as empresas estão basicamente permitindo que 1/3 das pessoas permaneçam no anonimato, fazendo com que sejam apenas números em seus relatórios anuais.

O motivo que leva essa terça parte de pessoas a permanecerem quietas, e com um grande potencial não explorado, é o medo de serem punidas ou ridicularizadas por emitirem suas opiniões ou oferecerem seus insights sobre ideias, projetos e decisões que ocorrem no cotidiano da empresa e dentro das equipes em que elas estão inseridas. De acordo com o Center for Creative Leadership (CCL), essa falta de segurança psicológica traz repercussões negativas para as empresas, pois elas perdem a oportunidade de aproveitar talentos e usá-los para maximizar resultados.

Ainda assim, um estudo conduzido pela McKinsey & Company e publicado em abril de 2021, chamado Segurança Psicológica e o papel crucial do desenvolvimento da liderança, afirma os benefícios da segurança psicológica no ambiente de trabalho: quando colaboradores e colaboradoras se sentem à vontade para pedir ajuda, dar sugestões ou até mesmo questionar o status quo, elas trazem benefícios para as corporações, como inovação mais rápida, mais benefícios da diversidade e a habilidade de adaptação quanto a mudanças, habilidades essas que são cruciais no cenário VUCA e de pandemia mundial que estamos vivendo.

Portanto, é necessário que o tema de Segurança Psicológica no Local de Trabalho seja implementado nas corporações, para que elas possam potencializar ao máximo os talentos de todas as pessoas que trabalham nelas.

Artigos Relacionados