MICROAGRESSÕES E DIVERSIDADE

Você já está familiarizado com as microagressões? Talvez o termo seja novo no seu vocabulário, mas existe uma grande probabilidade de você já ter sido alvo delas – ou até mesmo praticado elas contra uma pessoa – de maneira inconsciente. O que pode soar como uma frase simples e bem-intencionada pode, ao mesmo tempo, estar carregada de estereótipos e até mesmo os vieses inconscientes – que você, leitor desse blog, já conhece bem!

Vamos considerar uma frase: “Todos as pessoas são iguais, da mesma raça. Somos todos humanos”. Com essa frase, essa pessoa está enviando a mensagem de que todas as pessoas de todas as raças têm a mesma experiência na vida, o que simplesmente não é verdade. Uma rápida pesquisa pela internet e você descobrirá que pessoas negras ganham menos do que as pessoas brancas e têm menos oportunidades na vida.

O fato é que a frase “inocente” representa a definição exata de uma microagressão, que é: um insulto verbal e comportamental que transmite uma mensagem de opinião negativa com relação à raça de uma pessoa ou uma opinião negativa e superficial com relação a um grupo de pessoas.

Contudo, apesar do nome “micro” essas agressões têm um potencial devastador na vida das pessoas que pertencem as minorias, e de acordo com a Harvard Business Review, essas microagressões causam, ao longo do tempo, um impacto negativo na saúde mental e psicológica das pessoas, fazendo com que elas tenham um desempenho menor no ambiente de trabalho, menos engajamento e menos confiança em si mesmas.

Além disso, outro efeito prejudicial das microagressões é o fato que elas minam a diversidade e a inclusão de maneira sorrateira. Na mente das pessoas, uma frase como: “Qualquer pessoa pode ter sucesso na vida se houver trabalho duro e dedicação” ignora por completo que as pessoas não têm as mesmas oportunidades, e vêm de backgrounds completamente diferentes, corroborando com o mito da meritocracia.

Portanto, precisamos estar atentos para as microagressões no nosso vocabulário cotidiano, principalmente dentro das corporações. Muitas vezes, elas ocorrem de maneira inconsciente, mas não é por isso que deixam de ser prejudiciais e ofensivas. Elas representam, na verdade, os preconceitos e estereótipos que carregamos conosco, que ofendem as pessoas ao nosso redor, ainda que para nós pareça com frases e comentários normais.

Assista a mais um vídeo “Vamos Falar de Diversidade” do canal da CKZ Diversidade no YouTube, para ficar atento e atenta às microagressões, através de tópicos super explicativos com a especialista Cris Kerr:

Agora você já está ciente das microagressões, e, portanto, mais consciente, sabe aquele ou aquela colega de trabalho que adora usar frases de efeito parecidas com essa que citamos aqui no artigo? Mande esse texto para ele (a), e vamos avante por um mundo mais diverso, inclusivo e respeitoso!

Artigos Relacionados