A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE NAS CORPORAÇÕES PESQUISA McKinsey & Co.

Pesquisa da McKinsey & Co. traz dados imperdíveis sobre a importância da inclusão e da diversidade nas corporações.

Uma nova pesquisa realizada pela McKinsey & Co. no ano de 2020 em mais de 15 países e com um total de 1000 grandes empresas revela o que nós da CKZ Diversidade, como uma das consultorias pioneiras da diversidade e da inclusão no Brasil, temos abordado e aprofundado ao longo dos últimos 13 anos: há uma ligação direta entre o nível de inclusão e diversidade existente numa empresa e o retorno financeiro dela, e que esta relação está no nível de pertencimento e engajamento.

A análise da McKinsey traz um sólido caso de sucesso para a diversidade de gênero e de raça, além de fortalecer a liderança diversa nas corporações. “Mais do que nunca, as empresas que prezam pela diversidade têm mais chances de terem melhor performance financeira do as que não tem pessoas diversas” mostra o estudo.

As estatísticas são muito animadoras: empresas com mais diversidade de gênero na liderança têm mais de 25% de chances de maior retorno financeiro do que as concorrentes; empresas com mais de 30% de mulheres nos cargos executivos da alta liderança são mais propensas a uma melhor performance de 10 a 30% do que empresas que não têm mulheres nesses cargos. De fato, a empresa com o maior número de mulheres nesses cargos teve uma diferença de performance gritante – 48% a mais do que a concorrente com menos mulheres.

No entanto, os números sobre a diversidade étnica e cultural também falam por si mesmos: em 2019, as empresas com diversidade étnica e cultural tiveram uma performance melhor em 36%. Nos anos anteriores, o número estava em 33%, crescendo lentamente, mas com resultados sólidos. O estudo deixa claro que essas empresas continuam a ter uma performance significativamente superior do que as empresas que não investem em diversidade.

A pesquisa conclui que há dois fatores primordiais para o sucesso dessas empresas que apoiam a diversidade: o primeiro é uma abordagem sistemática orientada para negócios na diversidade e inclusão, e a segunda é uma ação mais robusta dentro da própria inclusão.

Nós já explicamos que a diversidade e a inclusão precisam andar de mãos dadas, pois caso contrário, nenhum dos benefícios dessa combinação poderá ser notado. O próprio estudo conduzido pela McKinsey também mostra que há ainda uma carência de mais inclusão – o que mostra que muitas empresas diversas ainda têm certa dificuldade com o tema – e prova, mais uma vez, que uma base de talentos diversa não é suficiente.

De acordo com a pesquisa, é o “ambiente de trabalho e as boas experiências decorrentes dele que determinam se as pessoas com talentos diversos permanecem ou não, e se prosperam ou não”. Ou seja, a inclusão é o fator determinante na hora da atração e retenção das pessoas talentosas.

Por fim, a McKinsey deixa cinco das melhores práticas que estão sendo utilizadas nas melhores empresas a fim de que a diversidade e a inclusão sejam cultivadas, vividas e praticadas:

  1. Garantir a representação de pessoas com talentos diversos: as corporações devem focar em levar talentos para cargos de gerência, alta liderança e no conselho de administração. Além disso, as empresas devem trabalhar com metas específicas para que tenham mais representatividade de talentos diversos.
  2. Fortalecimento da prestação de contas da liderança e capacidades para D&I: as empresas deveriam colocar sua liderança no núcleo dos esforços de diversidade e inclusão – indo muito além do tradicional RH e pequenos grupos de diversidade.
  3. Possibilitar as mesmas oportunidades através de honestidade e transparência: as corporações podem utilizar ferramentas analíticas para garantir que processos de pagamento, promoção, contratação e os critérios deles decorrentes sejam honestos, justos e transparentes. É importante também eliminar por completo os vieses inconscientes desses processos com treinamento.
  4. Promover espaço para conversas significativas sobre D&I e dar um basta nas micro agressões: as empresas devem promover o diálogo sobre diversidade e inclusão e instaurar políticas de tolerância zero para micro agressões e qualquer tipo de comportamento ofensivo, como as piadas.

Assista neste vídeo mais dados de pesquisas sobre os benefícios da Diversidade e da Inclusão nas empresas:

Cultivar o pertencimento através de suporte multifocal para a diversidade e inclusão: por fim, as empresas precisam se esforçar ao máximo para que cada pessoa que lá trabalhe possa ser ela mesma no ambiente de trabalho, para que cada uma delas sinta que realmente faça parte desse ambiente, cultivando a cultura inclusiva e diversa.

Artigos Relacionados