Descrição do Workshop Inteligência de Gênero
Homens e mulheres se comunicam, lideram e pensam de forma diferente.
- Quais são os estilos de Liderança Feminina e Masculina?
- Como eles se complementam?
- A importância de ter Inteligência de Gênero para melhorar as relações e criar um ambiente inclusivo;
- Quais são as interpretações equivocadas que geralmente acontecem?
- Quais são os grandes conflitos de valores entre eles?
Workshop Inteligência de Gênero
Homens e mulheres agem de maneira bem diferentes – se comunicam, tomam decisões, resolvem conflitos e lidam com emoções de maneiras diferentes – e isso é muito bom, desde que as empresas saibam como utilizar os pontos fortes de cada para trabalhar com eficiência a inteligência de gênero, tema fundamental para o sucesso nas corporações.
Muitas vezes enxergamos as diferenças entre homens e mulheres como algo negativo. Por não saber como valorizar as diferenças, cria-se uma competição entre homens e mulheres que prejudica as corporações através da perda de talentos, falta de trabalho em equipe e vieses inconscientes que vão minando a inovação e os bons resultados.
Uma pesquisa realizada pela Barbara Annis Associates (BAA) nos Estados Unidos, conclui que 82% das mulheres se sentem excluídas no ambiente corporativo, seja numa reunião formal, num encontro ou conversa informal, eventos e ao receber feedback.
Uma outra pesquisa também realizada pela BAA, com 2.400 mulheres que deixaram os cargos de liderança em empresas listadas na Fortune 500, apontam os 5 principais motivos para elas pedirem demissão:
- 68% não se sentiam valorizadas
- 65% sentiam-se excluídas
- 64% estavam em ambientes dominados por homens
- 55% não tinham a mesma oportunidade dos homens para avançar na carreira
- 30% problemas para conciliar a vida pessoal e profissional
O primeiro passo para criar relações profissionais saudáveis, baseadas na confiança, é conhecer os pontos cegos e interpretações equivocadas que acontecem no caminho.
Vamos ver um exemplo típico de ponto cego: os homens tendem a fazer piada com outro homem, brincam para fazer amizade e quando cometem um erro costumam fazer brincadeira.
O outro homem tende a aceitar, mas as mulheres tendem a interpretar como uma depreciação, insulto ou podem até se sentir inferiorizadas. Como os homens não têm certeza da reação das mulheres, e às vezes não sabem lidar com a reação emocional delas, acabam reduzindo ainda mais as interações.
Outro ponto cego: as mulheres por sua vez, costumam expressar os sentimentos e emoções abertamente, já os homens são racionais e não são emotivos. Isto não é verdade!
Todos nós somos seres emocionais, mas os homens foram ensinados desde pequenos a não falar, e até esconder os seus sentimentos. Por isto que tendem a mostrar pouca emoção no trabalho e às vezes extravasam as emoções de forma mais agressiva.
O segundo passo é entender e valorizar as diferenças entre homens e mulheres, trazendo uma conscientização e entendimento profundo da outra pessoa. Desta forma, a empresa estará cultivando uma cultura inclusiva.
Como a inteligência de gênero gera resultado na empresa?
Segundo pesquisa da Deloitte, organizações com cultura inclusiva onde as pessoas se sentem respeitadas e valorizadas têm:
- 2 vezes mais probabilidade de atingir ou exceder as metas financeiras;
- 3 vezes mais probabilidade de ter alto desempenho;
- 6 vezes mais probabilidade de ser inovadora e ágil;
- 8 vezes mais chances de obter melhores resultados de negócios.
Além disso, os cérebros masculinos e femininos juntos têm uma força incrível no ambiente de trabalho para resolver problemas, tomar decisões e liderar. Para chegar neste ponto, estudos comportamentais mostram que as pessoas precisam se sentir ouvidas, respeitadas, pertencentes e então contribuirão com suas melhores ideias.
Para que as empresas possam mudar esse cenário, é necessário tratar da inteligência de gênero, através de workshops, palestras e treinamentos que capacitarão as pessoas a extraírem o melhor de si e de seus colegas, proporcionando um ambiente onde valoriza-se as diferenças entre homens e mulheres, alavancando a inteligência de gênero para o sucesso da organização.
Para mais informações:
Angélica Nanni
(11) 93068-3968
contato@ckzdiversidade.com.br