FLUXO PARA AUMENTAR A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NAS EMPRESAS

Uma pergunta que nós da CKZ Diversidade recebemos e abordamos em nossos workshops é: como podemos aumentar a diversidade nas empresas? Para começarmos a responder, precisamos deixar claro que diversidade e inclusão são dois conceitos diferentes.

Diversidade é definida por quem somos como pessoas, e abrange todas as nossas características, incluindo: gênero, raça, etnia, deficiência, geração, nacionalidade, religião, orientação sexual, identidade de gênero, cultura, status socioeconômico, entre outras, além da diversidade cognitiva. Logo todas as pessoas são diversas.

Um dos desafios é que algumas organizações estão focando apenas em aumentar o número de pessoas diversas para fins de relatório, ou muitas vezes isto acontece apenas da porta para fora, ou seja, nas propagandas e produtos, e o nome disto é cosmetic diversity, termo em inglês para definir diversidade somente para aparecer.

A realidade é que aumentar a diversidade sem cuidar do ambiente inclusivo, faz com que as pessoas dos grupos minorizados continuem sem voz ativa, deixadas de lado, sem pertencimento e com baixo engajamento. A solução para isso é a inclusão, que é quando a pessoa se sente segura, acolhida, pertencente e respeitada no ambiente de trabalho.

Por isto quando estamos falando de diversidade e inclusão, estamos falando de mudança cultural, de comportamentos inclusivos para dar espaço para mais diversidade. Porque a realidade é que apenas a diversidade, não garante a inclusão e não leva a mudanças significativas. Como diz Vernã Myers, VP de Inclusão da Netflix: “Diversidade é quando eu convido todos para o baile; inclusão é quando eu chamo essas pessoas para dançar”. É disso que as empresas precisam.

Tendo explicado esses dois conceitos, podemos finalmente responder nossa pergunta inicial. Para aumentarmos a diversidade e a inclusão nas empresas, é imprescindível que haja uma conscientização da liderança sobre a importância e os benefícios da diversidade, além de um treinamento específico sobre os vieses inconscientes. Se você não sabe o que é e quais são os vieses mais comuns, não deixe de assistir os vídeos sobre este tema no nosso canal do Youtube:

Porém, os vieses inconscientes são grandes inimigos da diversidade, principalmente porque as pessoas não sabem que carregam esses vieses, fazendo com que elas tomem decisões preconceituosas sem terem consciência deste fato. Precisamos trazer isso para o nosso consciente!

Outra dica importante é que as empresas estabeleçam programas de mentoria para pessoas diversas, como pessoas negras, mulheres e pessoas LGBTI+ e pessoas com deficiência. De acordo com a revista americana Forbes, pessoas de grupos minorizados afirmam que a mentoria é extremamente importante para suas carreiras. Para manter as pessoas diversas na sua empresa, é importante que haja investimento na carreira delas.

Por fim, outra dica importante é, quem são as pessoas multiplicadoras da diversidade e da inclusão na sua organização? É muito mais fácil implementar a diversidade e a inclusão quando há uma equipe treinada e especializada em diversidade. Essa equipe poderá atuar junto com o RH para promover processos de recrutamento inclusivos, programas de tolerância para brincadeiras preconceituosas e a implementação de um ambiente de trabalho diverso, seguro e inclusivo. A CKZ Diversidade oferece essas e outras soluções para a sua organização trabalhar com a diversidade e inclusão. Entre em contato conosco e saiba como você pode ser um agente de transformação na sua empresa.

Artigos Relacionados

Incluir um Comentário