- dezembro 12, 2023
- By: CKZ Diversidade
- in: Diversidade, Inclusão
A maioria das empresas, para não dizer todas sem exceção, possuem CEOs (Chief Executive Officer). Muitas delas também têm a pessoa CFO (Chief Financial Officer), algumas tem CMO (Chief Marketing Officer)… agora, honestamente: você já ouviu falar da pessoa como CDO – Chief Diversity Officer? Não? Então esse texto é para você.
Os movimentos a favor da diversidade e inclusão têm crescido bastante ao redor do mundo – e temos muito para celebrar, além de muito trabalho pela frente – principalmente após acontecimentos trágicos que marcaram nossa sociedade de maneira muito triste, como o assassinato de George Floyd, no ano passado. No entanto, episódios como esses acabam por se tornar a gota d’agua em temas que já deveriam ter sido há muito tempo tratados, como a falta de equidade racial, por exemplo. A maneira pela qual as empresas estão reagindo é através da busca por pessoas talentosas para a área da diversidade e inclusão que sejam capazes de trazer as mudanças necessárias de diversidade no local de trabalho, transformando esse ambiente num local inclusivo.
De acordo com a Harvard Business Review, a verdade é que muitas organizações estão sendo pressionadas – tanto interna como externamente – através das próprias pessoas que trabalham nela, de clientes, fornecedores e investidores para que Diversidade e Inclusão sejam incluídas no dia a dia das empresas, e esse fenômeno é recente.
Há alguns anos, era raro ter a posição de Chief Diversity Officer (CDO), mas esta presença se faz necessária, agora mais do que nunca. Esta pessoa poderá estruturar e preparar a organização para abraçar completamente a diversidade e a inclusão, em todos os níveis. Com planejamento estratégico alinhada as melhores práticas ESG, treinamentos de conscientização, e muita dedicação, ela com o engajamento da alta e da média liderança, podem criar um local de trabalho onde todas as pessoas se sintam acolhidas, respeitadas e engajadas.
Nas palavras do economista chefe da Glassdoor Andrew Chamberlain: “De 2020 em diante, nós esperamos que uma gama de lideranças e gerentes sejam contratadas para alavancar a missão de construir uma força de trabalho mais diversa e inclusiva”
A pessoa que ocupará a posição de CDO deve ser uma influenciadora, uma agente de transformação. Essa pessoa não precisa, obrigatoriamente, ser da área de recursos humanos, mas sim uma pessoa comprometida com a causa da diversidade e da inclusão. A implementação da pessoa CDO e de sua equipe requer investimentos sólidos e sérios, mas isso não é novidade e tampouco preocupante para empresas que priorizam a diversidade e a inclusão.
O momento propício é o hoje, o agora. Contrate a CDO e inicie o diagnóstico, planejamento estratégico, treinamentos e capacitações em Diversidade e Inclusão. Essa é a tendência das corporações a nível mundial. A pergunta final é: você e sua organização vão ficar de fora?
Nós da CKZ Diversidade podemos te apoiar nesta jornada de D&I, assim como já fizemos com mais de 150 clientes. Afinal, são quase duas décadas de pioneirismo no tema.