DIVERSIDADE E VAREJO, O QUE ISSO TEM A VER?

Com a crescente popularidade dos temas sobre diversidade e inclusão, diversas empresas do varejo têm criado campanhas de marketing que valorizam e apoiam causas pró diversidade, como equidade racial, equidade de gênero, valorização de pessoas LGBTI+, dentre outros. Nós sabemos a necessidade das pessoas que pertencem a grupos minorizados de serem representadas pelas grandes marcas, além de terem sua voz ouvida e serem respeitadas. O diferencial dessas empresas é que ao investirem em prol da diversidade e inclusão, seus clientes se sentem engajados, pois sentem-se respeitados e representados, e em troca, consomem mais dessas próprias lojas.

É isso que mostra uma pesquisa da Accenture, revelando que quase metade dos consumidores estariam dispostos a pagar um valor até 5% a mais em um produto de uma empresa que apoia e incentiva a diversidade e a inclusão. Para as pessoas LGBTI+ a diferença é ainda mais reveladora: 41% das pessoas entrevistadas disseram que mudariam de sua loja tradicional para um varejista que apoie a diversidade. Além disso, cerca de 30% de todos os consumidores das lojas de varejo tem uma tendência de escolher uma nova loja baseada no seu engajamento com a diversidade e inclusão.

No entanto, a situação ao contrário também é verdade: 62% dos consumidores mudariam de varejista se sentissem que estão sendo desrespeitados ou tratados de maneira injusta. Uma outra pesquisa realizada pela Central Única das Favelas (CUFA), dessa vez com moradores de periferias, revelou que 79% dos consumidores que moram nas comunidades já sofreram preconceito racial e intolerância, chegando até mesmo a serem convidados a se retirar de certas lojas, pois de acordo com o segurança do local, essas pessoas não têm condições de adquirir os produtos que são oferecidos ali. Esse tipo de comportamento é inaceitável e não deve ser tolerado.

Podemos concluir que as empresas varejistas que oferecem produtos voltados para o público diverso e apoiam a diversidade verdadeiramente, de dentro para fora, contribuem para a criação de uma sociedade inclusiva, além de reter e atrair novos consumidores. Isso gera também benefícios internos para a empresa: atração de talentos, melhor performance financeira e ambiente de trabalho inclusivo, onde todas as pessoas são respeitadas e tratadas com dignidade.

A pergunta que fica é: o que você tem a ver com isso? A resposta é simples: tudo. Ao consumir produtos e serviços de varejistas que apoiam a diversidade e inclusão, você acaba por cooperar também com o avanço da diversidade. Além disso, você pode incentivar a sua própria empresa a ter um comitê de diversidade e inclusão, campanhas de diversidade, produtos voltados para o público diverso e apresentar o vasto universo da diversidade na sua corporação, e nisso a CKZ Diversidade pode te ajudar.

Você não quer ficar de fora do futuro, não é? As pesquisam comprovam: quanto mais diversidade e inclusão, mais felizes as pessoas trabalham e este fato está diretamente ligado a produtividade das pessoas. Seja uma pessoa agente de transformação na sua organização. Entre em contato com a CKZ Diversidade e conheça tudo que podemos fazer por você e pela sua empresa.

Artigos Relacionados