VOCÊ SABE O QUE SÃO OS VIESES INCONSCIENTES?

3 Dicas importantes sobre vieses inconscientes

  1. Você sabe a diferença entre viés inconsciente e viés explícito?
  2. Eles podem ser minimizados e até mesmo vencidos
  3. Quer fazer um teste para checar o seu nível de viés inconsciente?

A primeira informação importante sobre os vieses é que todas as pessoas têm vieses inconscientes. Eles são baseados nos preconceitos, crenças culturais e estereótipos que formam uma barreira invisível e poderosa que dificulta o avanço da diversidade e inclusão.

A segunda informação relevante é ressaltar que existem duas categorias de viés: o primeiro é o inconsciente que também é chamado de viés implícito, e o segundo tipo é o viés explícito. Como o nome diz, os vieses inconscientes estão dentro da nossa mente, mas não sabemos, e consequentemente, vivemos alheios aos prejuízos que eles trazem, portanto, ele não é intencional, mas leva a desigualdade, falta de oportunidade e dificuldade de inclusão no mercado de trabalho.

Já o viés explícito é intencional, portanto, leva a discriminação e exclusão clara. Como já ouvimos, ao longo destes nossos 12 anos trabalhando com diversidade e inclusão, clientes nos falarem claramente que não queriam contratar pessoas com deficiência ou pessoas negras por exemplo, este viés é o explícito, ou seja, bem consciente.

A terceira informação e talvez a mais importante, é que eles podem ser vencidos. A partir do momento que trazemos esses vieses para o nosso consciente, podemos começar a traçar um plano estratégico para combater e mitigar esses vieses em nós, e nas pessoas ao nosso redor. Esta ação exige um esforço consciente e comprometimento.

Assista a esses vídeos do canal da CKZ Diversidade no YouTube, com a especialista no tema Cristina Kerr.

Através deles, você vai conhecer mais sobre preconceitos, estereótipos, viés inconsciente e a diferença entre cada um deles. E também saber quais são os 5 tipos de vieses inconscientes que podem influenciar negativamente líderes e gestores no seu dia a dia e nos momentos de decisão.

Para conhecer mais sobre os seus vieses inconscientes, convidamos você a realizar um teste de associação implícita no link: https://implicit.harvard.edu/implicit/brazil. Você pode escolher diversas categorias: gênero, raça, idade, sexualidade, peso, países entre outros. Este teste foi desenvolvido pelos pesquisadores Greenwald, Mcghee e Schwartz, e ele tem como propósito medir o nível do seu viés implícito/inconsciente.

Depois que você fizer os testes, faça uma reflexão sobre as seguintes questões pessoais e profissionais:
  • Como foi para você realizar o teste de associação implícita?
  • Qual foi o seu sentimento?
  • Você percebe os seus vieses se manifestando no seu trabalho?
Quanto mais consciente dos seus vieses inconscientes mais rápido você vai desconstruí-los.

Gostamos muito de um texto de uma das maiores referências no tema, a professora de psicologia da Universidade de Harvard, Mahzarin Banaji que diz: “Nós preferimos acreditar que somos pessoas sem preconceitos, mas as pesquisas mostram o contrário. Esta é uma constatação desconfortável para a maioria de nós. O primeiro passo para derrotar nossos preconceitos inconscientes é ser honesto conosco sobre como realmente nos sentimos em relação aos outros grupos. Ter um viés não é o fim do mundo, a única vergonha é se você não fizer nenhum esforço para melhorar.”

A CKZ Diversidade tem como missão ajudar as pessoas e empresas a vencerem esses desafios, criando um local de trabalho cada vez mais diverso, inclusivo e principalmente humanizado.

Artigos Relacionados

Incluir um Comentário